domingo, 15 de março de 2009

DARWINISMO SOCIAL














DARWINISMO SOCIAL









DARWINISMO SOCIAL É A ANÁLISE SOBRE A SOCIEDADE

O Darwinismo social é um dos elementos metodológicos da tríade conceitual positivista, juntamente com o organicismo e o evolucionismo. O termo “darwinismo social” foi popularizado em 1944 pelo historiador americano Richard Hofstadter e geralmente tem sido usado mais pelos críticos do que por defensores do que o termo supostamente representa. Para Allan Johnson o Darwinismo Social, pode ser compreendido como uma adaptação feita no século XIX da teoria da evolução de Charles Darwin, é uma explicação teórica da vida social humana em geral e da desigualdade social em particular. Da forma exposta por Hebert Spencer na Grã-Bretanha e, em maior extensão, por William Graham Summer nos Estados Unidos, o desenvolvimento das sociedades assemelha-se à evolução natural com competição entre vários grupos (raciais, étnicos, de classe etc.), fornecendo a dinâmica necessária para que a sociedade progrida através da vitória de grupos superiores sobre os inferiores e menos “aptos”. No tocante à desigualdade social, o darwinismo social atribuía a brecha entre ricos e pobres principalmente a maior “aptidão” dos primeiros para sobreviver e prosperar. Tal teorização possui incongruências profundas e goza de pouca credibilidade entre os modernos cientistas sociais.

A ORIGEM DAS ESPÉCIES (Charles Darwin)As teorizações de Charles Darwin influenciou muito as formulações do darwinismo social, através da teoria da seleção natural Darwin explicou a diversidade de espécies através da evolução dos seres vivos. Com a teoria da evolução diversos cientistas criaram correntes teóricas que defendiam a tese das diferenças raciais entre os seres humanos, da importância de um controle sobre a demografia humana, da possível inferioridade dos povos negros, principalmente no que se refere a inteligência, e a alta taxa de criminalidade e o combate contra a miscigenação.
Um conjunto de pensadores atribuem a fonte do darwinismo social ao próprio Darwin, que na sua obra: A Origem do Homem, havia aplicado o sua teoria ao mundo social. Nesta obra, Darwin ocupa-se da evolução humana e ao fazê-lo aplica os mesmos critérios que utiliza em A Origem das Espécies. Entretanto, foi Herbert Spencer o autor que popularizou a idéia de que grupos e sociedades evoluem através do conflito e da competição. De acordo com esse pensamento, existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior à outra e, que, as pessoas que se enquadrassem nesses critérios seriam as mais aptas. Geralmente, alguns padrões determinados como indícios de superioridade em um ser humano seriam o maior poder aquisitivo; a maior habilidade nas ciências humanas e exatas e a raça da qual ela faz parte.
O Darwinismo Social foi empregado para tentar explicar a pobreza pós-revolução industrial sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo a teoria de Darwin). Durante o século XIX as potências européias também usaram o Darwinismo Social como justificação para o Imperialismo europeu.

ATIVIDADE DE REFLEXÃO
[Na contra mão do óbvio]

A partir das discussões em sala de aula e de seu entendimento sobre Darwinismo Social, elabore um texto dissertativo focalizando uma crítica atualizada sobre a política de cotas em relação aos negros e afro descendentes nas universidades públicas brasileiras. Observe atentamente para o teor ultrapassado do Darwinismo Social e emita seu parecer crítico sobre estes pontos polêmicos. Realize também uma leitura da situação econômica e cultural dos negros e afro descendentes tendo em vista a contra critica ao Darwinismo.

Nenhum comentário: